"...AME A VIDA MESMO QUE ELA SEJA AMANTE TRAIÇOEIRA...QUE A PALAVRA 'FELICIDADE' SEJA PARTE DE SUA ALMA
E ESPÍRITO, QUE NUNCA LHE FALTE AMOR, SAÚDE E SONHOS, E QUE ESSES SONHOS SE TORNEM REALIDADE..
DEUS É TUDO..." (Katherine Melo)

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Anjinhos do Mar

Não é de hoje que o surf desperta a atenção da garotada... e quem afirma isto são essas figurinhas da foto: Larissa Siqueira (com o bodyboard) de 7 anos e Dóris Fontoura de Melo (com a prancha das meninas super-poderosas) de 6 anos, representantes do Instituto Anjos do Mar e praticantes do surf...

Grande mérito em despertar o interesse das crianças ao esporte fica por conta do incentivo dos pais ou amigos que praticam ou apreciam e também dos projetos de inclusão social através do esporte.

Segundo especialistas e professores de educação física, existem alguns cuidados para que as crianças pratiquem o surf:

Idade ideal para começar a surfar: 4 anos, pois nesta idade, a criança já possui condições físicas e psicológicas básicas para uma boa adaptação ao meio líquido (mar), tem a coordenação motora necessária e consegue ter bom aproveitamento nas aulas.

Benefícios da prática do surf para as crianças: O surf é uma atividade que além de proporcionar o contato com a natureza, ainda colabora para melhoria de alguns aspectos psicomotores, como coordenação motora, equilíbrio (estático, dinâmico e recuperado), tônus, lateralidade, estruturação de espaço e tempo, consciência corporal. Também se desenvolve a capacidade pulmonar, resistência cardiovascular, fortalecimento dos ossos e músculos, proporcionando um crescimento saudável. Pelo fato da criança estar aprendendo algo novo, de forma prazerosa e lúdica, divertindo-se, podemos listar alguns benefícios psicológicos, como aumento da auto-estima, melhoria do comportamento e do humor.

Dica para os pais: Sempre reflita sobre a questão da pressão psicológica exercida por vários pais às crianças praticantes de diversos esportes. Pressão e cobrança demasiada por resultados só causa frustração ao adulto e principalmente à criança, que se vê obrigada a agradar ao pai e acaba perdendo o interesse na atividade em questão. Deixe que seus filhos pratiquem esportes por lazer, por diversão. Em caso de participação em competições, apoie, torça, dê motivação, mas nunca cobre.

Ser surfista não é simplesmente pegar uma onda... é o contato com o mar, a ligação entre homem e água que proporciona a sensação de liberdade.

... e ter isso desde pequeno não tem preço!

Fonte: http://www.escolasdesurf.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário